segunda-feira, 26 de março de 2012

"Uma Onda No AR": Imagens de Nossas Vozes, Mentes e CorAÇÕES



ABRAÇO Nacional - Minas - BH

Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária
      
 "Uma Onda No AR"
 Imagens de Nossas Vozes, Mentes e CorAÇÕES
O próximo dia 6 de setembro, véspera do dia da Independência, do Grito dos Excluídos, do término do Plebiscito da Alca, um ana da Conferência Mundial de Durban e dos 80 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil, será também a data       do lançamento, nos cinemas, do filme "Uma Onda No Ar" inspirado na história da RÁDIO FAVELA FM. Esta emissora de Belo Horizonte, é fundadora da ABRAÇO Nacional e participou dos movimentos que originaram a criação da  ABRAÇO Minas, além de ser filiada à AMARC-Associação Mundial de Rádios Comunitárias

O filme, apesar de ficção, conta a história vivida por diversas emissoras que insistiram e insistem na transgressão do limite injustificado, história dos revolucionários movimentos culturais das periferias e do tom forte e a expressão firme do grito de liberdade dos negros e negras que estão segregados nas vilas e favelas senzalas contemporâneas.

 Helvécio Ratton, que além de dirigir o filme, divide o roteiro com Jorge Duran, muda a lógica da história,  ao retratar os que estão na base da  pirâmide, de forma afirmativa.

Os filmes que até hoje trataram dos excluídos, são denúncia: no máximo fazem o diagnóstico, e mostram  que  o  mundo  precisa  mudar,  mas  geralmente  não  deixam nenhuma janela aberta.                             .                                                                                                       

O filme “Uma Onda No Ar”, é denúncia/anúncio: quebra mitos, abre várias portas comprova  possibilidades,  (rádios  comunitárias  e  livres,  cultura  da periferia, hip hop, o tom e expressão negra);

Uma Onda No Ar” denuncia a agressão quando o Estado é o principal ator da injustiça, mas anuncia a vitória da resistência e do enfrentamento. Denuncia a pobreza material, mas anuncia a riqueza do humano.

“Uma Onda No Ar”  denuncia que um outro  mundo  é necessário, mas  anuncia  que "um outro mundo é possível", pois comprova que o impossível, às vezes, também é, aquilo que não foi tentado.

As ABRAÇOS BH, Minas e Nacional, convocam militantes, entidades e movimentos sociais que lutam por Liberdade na Terra e no Ar, a quebrarem o bloqueio político cultural imposto na distribuição, exibição e divulgação do cinema nacional através das ações:

I - Engajamento no lançamento do filme em seus estados e cidades.

II - Divulgação nos boletins, jornais, revistas e correios eletrônicos e outros meios desta mensagem ou outra de própria autoria, sobre o filme e o site: www.umaondanoar.com.br
              
III - Para mantermos os movimentos sociais bem informados, assim como as rádios, tvs, jornais, revistas, boletins comunitárias, livres, independentes, educativas, universitárias, das datas e possíveis atividades de lançamento do filme nos estados - articular ações, socializar repercussão e  fatos importantes, pedimos que enviem endereços e e-email para:
  site do filme: www.umaondanoar.com.br  e e-mail: sintonize@hotmail.com     


Contato:  José Guilherme Castro     Presidente ABRAÇO MG      (31) 9681 8250       abracomg@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário